domingo, 9 de dezembro de 2012

Mokuso – Contemplação Silenciosa

 A contemplação pode ser praticada em qualquer momento

O Mokuso é um termo comum na vida do praticante do Judô. Porém, muitas vezes seu significado não fica claro, ou as vezes alguns desavisados podem achar que existe conotação religiosa nessa prática. Mas o Mokuso é algo muito mais simples, e fundamental não só para a prática da arte marcial como no cotidiano.

Mokuso significa uma contemplação silenciosa, uma meditação. Não uma meditação religiosa, mas no sentido de buscar tranquilizar a mente, limpar a mente de pensamentos excessivos, em busca da concentração.
Normalmente, o mokuso é realizado no início e no final do treino. No início para poder prepara o praticante para entrar num treino pesado, mas com concentração e dedicação. E no final para poder absorver ao máximo o que foi praticado, pensar nas possibilidades de melhoria, pensar que é possível sempre buscar forçar um pouco mais os nossos limites, crescendo treino após treino. Pensar que é sempre bom estar presente no treino, mesmo se estivermos cansados ou estressados, porque no treino tudo isso fica para trás.
O Mokuso é uma preparação para o mente-sem-mente do bushido, do caminho do guerreiro. Em arte marcial, em combates reais, em competições esportivas, não há tempo para pensar. Se na hora da luta você pensar: “se ele entrar com um tai-otoshi, entrarei com um tani-otoshi“, quando menos esperar, ele entrará o tai-otoshi e você não conseguirá fazer o contra-ataque. Isso porque quando o oponente entra com o golpe, se você pensar, precisará primeiro identificar qual golpe ele está aplicando, para lembrar qual contra-ataque você conhece para este golpe, e quando você vai dar a resposta…. já está no chão. Não dá tempo de pensar, numa luta.


Mokuso - Contemplação, silêncio e meditação

O vídeo abaixo, com trechos do filme “O último Samurai“, mostra bem o conceito de mente-sem-mente, que também é conhecido pelo nome “Mushin“, que é uma abreviação de “mushin no shin“, que literalmente significa mente-sem-mente. É o estado de concentração que atletas de alto nível adquirem, de modo que a luta passa a ser apenas resposta instintiva com base em anos e anos de treino duro. Quando este estado é quebrado, o atleta tende a derrota ou a atos anormais. É possível que tenha acontecido isso na última luta de Lyoto Machida, onde sua concentração pode ter sido quebrada talvez pela cobrança excessiva da vitória, do peso e responsabilidade… e também pode ter acontecido com Anderson Silva em sua última luta, onde mesmo ganhando, sua vitória foi bem diferente do seu padrão de luta, a ponto dele ter pedido desculpas aos fãs.
Sendo assim, a prática do Mokuso não serve apenas para os atletas. Essa contemplação silenciosa, a prática de observar silenciosamente, de acalmar a mente e simplesmente observar, aprender, sentir, deve ser feita em todos os momentos do cotidiano. Algumas pessoas trabalham 8, 10, 12 horas por dia sem parar. Mas qualquer máquina, mesmo a máquina humana, precisa de pausas, senão ela pode queimar. Não é a toa que as maiores idéias, os melhores insights ocorrem quando estamos… relaxados, com a mente sem nenhuma racionalização. Isso é Mokuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário